terça-feira, 12 de abril de 2011

Dia marcado por paralisação no IFMT campus Cáceres


A manhã desta terça-feira (29/03), no município de Cáceres – MT, foi marcada pela mobilização dos alunos do IFMT Campus Cáceres que tomaram as ruas para protestar contra a precarização da educação profissional em Mato Grosso.

De acordo com os manifestantes, a paralisação se dá como momento de refletir e manifestar a insatisfação com diversos problemas que tem comprometido a qualidade do ensino na rede federal.

O principal dos problemas tem relação direta com o corte de 3,5 bilhões da educação, feito logo no início da gestão do Governo Dilma. Com o corte as instituições ficam impossibilitadas de contratar os professores aprovados em concurso ou mesmo professores temporários para atender demandas emergenciais. O que se torna um agravante, uma vez que os institutos federais em todo país estão em plena fase de expansão e de aumento de abertura de vagas, o que requer mais técnicos e professores.

Além disso, o IFMT Campus Cáceres sofre com sérios problemas infraestruturais. Segundo os alunos faltam equipamentos, materiais de insumo, laboratórios estão desativados por falta de manutenção e o acervo bibliográfico é insuficiente.

“Estamos há 40 dias com grande déficit de professores. Nossa luta é legítima, só queremos garantir um direito constitucional de ter educação pública, gratuita e de qualidade. E a educação se faz principalmente com professor em sala de aula”. Destacou o aluno Jonas, do curso de redes de computadores.

Para dar força à luta os alunos conseguiram moção de apoio do Sindicato Nacional dos Servidores da Educação Básica e Profissional - SINASEFE, das seções sindicais de Cáceres e Cuiabá. A Câmara dos Vereadores de Cáceres também aprovou por unanimidade uma moção de apoio ao movimento e comprometeu-se a fazer frente a fim de pressionar os deputados federais e senadores para apontar solução para esses problemas.

A passeata começou no IFMT Campus Cáceres percorreu as principais praças e teve sua finalização em frente ao Ministério Público Federal, onde na ocasião o promotor de plantão recebeu as reivindicações dos alunos e comprometeu-se a tomar providências no sentido de garantir o direito dos manifestantes.

Veja a reportagem realizada pela TV Descalvados sobre a manifestação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário