quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Ponto eletrônico – capítulo 1: servidores do IFMT campus Cáceres reuniram-se no dia 18 junho para discutir o ponto eletrônico

Os servidores do IFMT – campus Cáceres reuniram-se em assembléia no dia 18 de junho para debater sobre o sistema de controle de freqüência (ponto eletrônico) implantado no campus. Atualmente o registro de entrada e saída dos servidores é feito por um equipamento eletrônico com horário fechado e pouco flexível, o que gera insatisfação por parte dos trabalhadores.

Algumas vezes alguns servidores têm que sair correndo (literalmente) para “passar o cartão” porque o equipamento tem horário fechado para o registro de entrada e/ou saída. Além disso o horário rígido não contempla o trabalho dos professores, que regularmente levam trabalho para casa (preparação de aulas, correção de provas e trabalhos, etc.), portanto acabam cumprindo mais do que as 40 horas semanais.

Sabemos que o uso do ponto eletrônico tem amparo legal, no entanto consideramos a legislação inadequada ao regulamentar que todo servidor público, independente de cargo, deve cumprir rigorosamente sua jornada de trabalho (40h semanais) nas dependências da instituição onde está vinculado. Nem todos precisam trabalhar assim para realizar suas atividades, a função exercida deveria ser considerada para definir o cumprimento da jornada semanal.

Como deliberação desta assembléia, no dia 22 de junho o SINASEFE encaminhou um requerimento à Direção Geral do campus solicitando flexibilização do horário dos servidores.

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