segunda-feira, 2 de maio de 2011

Dia de lutas em defesa dos serviços públicos


No último dia 28 de abril, servidores do IFMT dos campi Bela Vista, Cuiabá e Cáceres, paralisaram suas atividades em protesto ao desmonte do serviço público e a politica de arrocho salarial do governo federal, como Projeto de Lei 549/2009 que prevê o congelamento de salários dos servidores públicos federais pelos próximos dez anos. Além da paralisação ocorreu um ato público no centro da cidade de Cuiabá, na praça Alencastro, onde cerca de 200 servidores federais, estudantes e populares estiveram presentes com faixas e cartazes para pedir o apoio da sociedade nesta importante luta em favor dos serviços públicos e, em específico, da educação.

Outros sindicatos representativos de servidores federais também participaram da manifestação, como a Associação dos Docentes da UFMT, fortalecendo a importância politica do ato.

Além das questões salariais outros itens compunham a pauta de reivindicações, como a contratação de professores e técnicos administrativos para garantir a expansão da rede federal no estado, o fim do programa PRONATEC que retira dinheiro das instituições públicas de ensino e investe nas privadas e a suspensão do Plano de Metas que foi assinada pelo Reitoria do IFMT sem consulta a comunidade escolar.

O SINASEFE Cáceres enviou cerca de 30 pessoas, entre professores e técnicos administrativos, além de representantes do movimento estudantil que apoiam as reivindicações dos servidores.

O ato também foi importante para aproximação das seções Sindicais dos campi do IFMT, que se articulam para promover o primeiro Encontro Estadual do SINASEFE que deverá discutir a campanha salarial, reestruturação dos planos de carreira e questões internas do IFMT.

Nenhum comentário:

Postar um comentário