quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Mais conquistas! Relato de segundo dia no comando nacional de greve (Maelison)

Dia 31 de Agosto pela manhã o comando nacional de greve realizou uma visita a vários senadores com o objetivo de entregar uma carta informando sobre a nossa greve, nossas reivindicações e a postura do governo em não apresentar proposta e sequer abrir negociações com o SINASEFE. A estratégia do comando era: Aos parlamentares da base do governo, solicitar que intermediassem abertura de negociação; já para os parlamentares da oposição, solicitamos pronunciamento em plenário acerca da instransigência do governo e de nossas reivindicações.
Como primeiro resultado, o senador Pedro Taques, de nosso estado, enviou ofício ao ministério do planejamento solicitando abertura de negociações. O senador nos mandou também uma mensagem informando que caso não recebamos resposta, o mesmo intervirá pessoalmente junto ao MPOG.
Outa conquista de nossa categoria foi a ida de uma comissão de parlamentares ao ministério do planejamento, à tarde, para intermediar as negociações com a FASUBRA e o SINASEFE. A deputada Alice Portugal insistiu na necessidade de o ministério apresentar logo uma proposta para as categorias e afirmou que continuamos tendo os salários mais baixos do serviço público federal. A referida deputada inclusive pontuou a possibilidade de Duvanier ser convocado na comissão de educação para dar esclarecimentos. Como final da discussão, o Duvanier comprometeu-se em convocar novamente a comissão de parlamentares na quinta-feira próxima para apresentar uma proposta negocial, já que teria que consultar o governo.
Diante desse novos fatos, considero que nossa greve está produzindo resultados, o governo está começa ceder e sinalizar possibilidade de apresentação de proposta aos técnicos administrativos. Nossa greve está forte, o governo percebeu isso e podemos sim sair dela com resultados. Já somos 225 campi em greve e as assembléias realizadas após assinatura do acordo pelo andes e proifes mantiveram a greve. Existem ainda assembléias marcadas por vários campi com objetivo de discutir deflagração de greve.
Parabenizo nossa seção e nosso comando de greve pela articulação na câmara dos vereadores para articular reunião com nossa bancada federal. Estamos sendo mais uma vez vanguardistas!!!!! E nesse sentido, é importante conseguir contato com eles até quinta-feira, informando que nesse dia haverá reunião dos parlamentares com o Duvanier


Sobre a informação do governo de que o dia 31 de agosto seria o limite para o orçamento de 2012, os parlamentares visitados desmentiram essa informação, afirmando que tem até outubro o prazo para alterações no orçamento. Por isso companheiros, estamos conseguindo conquistas, não nos acovardamos e acredito que chegamos a um momento decisivo, daí a importância de nos mantermos firmes.


Atividades a serem realizadas pelo comando de greve amanhã:
  • mobilização em reunião da comissão de educação na Câmara Federal;
  • audiência na secretaria da presidência ( casa civil), junto com FASUBRA;
  • panfletagem nos gabinetes dos deputados e senadores;
Agenda para os próximos dias:

  • 01/09: audiência com o MPOG com parlamentares;
  • 06/09: audiência do comando nacional de greve com o MEC para receber propostas da pauta referente a este ministério;
  • 8,9 e 12 de setembro: rodada de assembléias nas bases para avaliar possíveis propostas do governo e os rumos da greve;
  • 13/09: 103ª plena nacional para apresentação e avaliação dos encaminhamentos das assembleias das bases;

Concluindo: em pouco tempo, devido à demonstração de forna e unidade dos servidores dos institutos federais, o governo sai de uma posição em que não daria nada, nem negociaria, para a abertura de negociações ( no MEC) e sinalização de apresentação de proposta para as entidades em greve.
Firmes na luta e sucesso a todos na caminhada de amanhã!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário