segunda-feira, 5 de setembro de 2011

RELATÓRIO DE PARTICIPAÇÃO DO COMANDO NACIONAL DE GREVE – 01/09/2011 (Maelison)

Durante o dia 1 de setembro ficamos no comando na expectativa de apresentação de uma proposta do MPOG, na pessoa de seu secretário de recursos humanos Duvanier Paiva. Reuniram-se com ele a Dep. Federal Fátima Bezerra – PT e o Dep. Federal Arthur Bruno, mais dois deputados e representantes do CSP Conlutas.

Segundo os parlamentares, Duvanier reafirmou que não negocia com quem está em greve; usou expressões jocosas ( do tipo: “ SINASEFE está em greve por solidariedade à Fasubra); falou que SINASEFE implora para assinar acordo com andes; que não existe reajuste para os técnicos administrativos para 2012, só teria propostas para 2013, devido ao limite do dia 31 De agosto.

Parlamentares reagiram, questionaram, falaram que 31 não é limite. Ele se manteve duro e que só negocia com quem sair da greve.

Depois de protestos dos deputados, o secretário sinalizou que estudaria a possibilidade de sentar com o SINASEFE, mesmo este em greve. Parlamentares reclamaram de não terem sido recebidos pela ministra do planejamento;

Não podemos suspender a greve para negociar com o governo por um motivo simples: sem a pressão da greve, o governo decide o que quiser. Sair da greve sem ganhar nada, negociar e não ganhar nada, dificilmente teremos pernas pra fazer nova greve, pelo descrédito que teríamos no movimento paredista.

A pressão do funcionalismo, especificamente de nossa greve está forçando o governo a ceder. Precisamos nos manter unidos para forçar o respeito a nossas categorias.

Os deputados federais assinaram uma moção de apoio (em anexo) à nossas greves, recomendando ao MPOG que negocie já.

Sobre divulgação de nossa greve na mídia:
  • Fomos procurados pelo Jornal Nacional, em que demos uma entrevista por telefone e agendamos entrevista, prevista para hoje. Corrigindo um informe de ontem, a entrevista não sairá hoje, eles farão reportagens nos campi do país e depois gravarão entrevista no CNG e provavelmente na segunda-feira sairá a reportagem; uma ponderação minha: estou desconfiado de a Globo recuar não podemos esperar muito dessa mídia.

  • Saiu no Folha de São Paulo, um dos jornais de direita mais lidos do país, reportagem sobre nossa greve. Isso com certeza causa impacto no governo, tanto que, está uma cópia no site do Ministério do Planejamento.




Recebemos um documento do MPOG, endereçado à CSP Conlutas, propondo um termo de adesão dos SINASEFE ao acordo assinado pelo Andes. Pontuo que esse acordo é o referente ao reajuste de 4% para março de 2012, incorporação da GEDBT e criação de GT de discussão da carreira EBTT.

Pontuo que o envio desse documento é resultado do protesto que fizemos ao ministro da educação de terem assinado um acordo sobre nossa carreira sem nos consultar e sem contemplar toda nossa carreira. Afirmamos ao ministro que SINASEFE é legítimo representante da carreira EBTT e não pode sofrer atropelamentos no processo negocial referente a essa carreira.

Pontuamos também que qualquer acordo deve contemplar professores e técnicos e disto não abrimos mão.

Hoje mesmo enviaremos um documento oficial do CNG a esse respeito para as bases solicitado a devida apreciação.

Em breve mando mais informações de nosso interesse.



Um comentário:

  1. Eu acho que o que devia ser feito foi feito...
    Estão reclamando de barriga cheia!!!
    Chega, essa greve não vai dar em nada.

    ResponderExcluir